Ousar, criar, transformar, ordenar, gerenciar e preservar são algumas das multiplas facetas de um arquiteto.
sábado, 28 de agosto de 2010
Performance - Lugar Desconfortável
Em uma das primeiras aulas de Oficina I, fomos divididos em grupo e tivemos que escolher um local no Campus Tancredo Neves – CTAN que fosse desconfortável. O lugar eleito foi um dos corredores do prédio de Arquitetura, onde é um ponto de encontro dos alunos, no espaço não há acentos. A partir disso, montamos uma performance para representar esse desconforto
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
CIDADE CULTURAL

A cidade cultural deve ser vista como um centro irradiador de informação que integre de forma equilibrada e inteligente tendências e modelos arquitetônicos conservadores e inovadores. A incorporação do antigo com o novo mostra-se de vital importância, visto que as cidades estão em constante dinamismo.
Ao dizer que uma localidade é cultural não podemos vincular a este espaço uma imagem de uma área intocável. Os cuidados de resguardo são evidentes, mas ao mesmo tempo, a cidade precisa estar ciente do desenvolvimento urbano que a cerca. Para que assim, seja feito um verdadeiro intercâmbio com as áreas periféricas.
Tal interação assegurará uma maior valorização das tradições e dos ambientes históricas pela comunidade, gerando um sentimento de pertencimento que surgirá como uma alavanca para que todos os indivíduos que residem naquele lugar se sintam inseridos dentro de uma dinâmica de organização cultural.
As urbes são constituídas pela materialidade e ainda pelos bens imateriais, tradicionais de um povo, desta forma, podemos dizer que além de cidades com passados remotos, áreas que foram constituídas bem recentemente e que apresentam um conjunto de elementos de grande relevância também podem ser caracterizadas como culturais. O conceito de cultural é amplo e integra diversos elementos.
O mapa ora apresentado reafirma essa idéia e contextualiza alguns dos pensamentos de Guilio Carlo Argan, em seu livro História da Arte como História da Cidade. Argan, afirma que a Cidade é produto de uma história que se cristaliza e manifesta, com base nisso, foram reunidas imagens de diferentes localidades, todas introduzidas dentro do ambiente cultural. Edificações, manifestações artísticas, gastronômicas, artesanais, entalhe de altares, culto a santos, dentre outros se mesclam, formando um grande conjunto que o observador contempla através de uma janela colonial.
Assinar:
Postagens (Atom)